domingo, 20 de novembro de 2011

Um murro na mesa

Sobre o jogo de ontem, pouco há a dizer, aliás nada há a dizer, já todo o adepto Portista tem a plena consciência da miséria de jogo que a equipa detentora da liga Europa  realizou contra uma banal Académica. Ficará para a história a eliminação da Taça de Portugal, uma derrota por 3-0 que o Porto não sofria para eliminatórias da taça há cerca de 32 anos e uma derrota frente à Académica que não acontecia no seu reduto há mais de 40 anos. 

A margem de manobra do Vítor acabou ontem, e acho que ele tem plena consciência disso, muito dificilmente iremos fazer um bom resultado frente ao Zenit e o Vítor inevitavelmente tem os dias contados à frente da equipa de futebol do Porto. Eu afirmo isto, nem é pela eliminação da taça, porque já passamos por isso em épocas anteriores e com adversários bem mais débeis, é sim pela série consecutiva de jogos com exibições a roçar o ridículo, é a constatação que a equipa não tem capacidade de dar a volta ao estado actual das coisas.

Numa equipa de jogadores de top, de diferentes nacionalidades, culturas e costumes com uma larga percentagem a jogar nas suas selecções com diferentes jogadores e por vezes em diferentes posições  senão houver uma personagem aglutinadora na equipa,alguém que os motive, que os faça desfalecer em campo por ele, enfim um líder, a equipa nunca funcionará, infelizmente acho que é isso que falta ao Vítor, ele não é um líder, nem sequer um grande comunicador.

Uma coisa que me chateia nisto tudo é a facilidade com que se insulta o treinador e em que se denigre a sua imagem, dos nossos adversários entendo-o e passa ao lado, mas de adeptos portistas custa-me compreender, eu aceito a revolta e a desilusão de cada um de nós, aceito que o não considerem competente para o lugar, que ponham em causa a sua capacidade para transmitir as suas ideias à equipa, as suas decisões tácticas, mas daí partir para o insulto baixo e gratuito não aceito e não contem comigo para isso. 

2 Comentários

eumargotdasilva disse...

Claro que hoje em dia, os adeptos são adeptos por gosto das vitórias, não por amor ao clube!...isso era dantes. Então, não me surpreende que se atirem ao treinador para justificar que não são eles os "culpados" pelas derrotas ou jogos menos conseguidos.
O que se passou em Coimbra chegou a dar dó. Para mim ficou claro que os jogadores não querem mesmo o VP como treinador e escolheram aquele jogo para perder, por diversas razões, uma delas talvez a "questão Pedro Emanuel"...
Também me parece que há duas facções de jogadores: os que como o Hulk e o Helton acham que o VP tem de ser ajudado, e os outros onde diria está o Moutinho e o Palito que o querem longe...e, eventualmente nem têm nada contra o treinador pessoalmente.
Também parece que - pela boca do VP: "o presidente sabe porque me escolheu" - nem tudo é assim a preto e branco!
Mas, enfim, isto são conjeturas, e apenas e só para dizer: que a situação está longe de ser de fácil resolução.

Invicta disse...

Reine, é exactamente como referes, neste momento o que se diz são apenas conjeturas, não tendo conhecimento do que se passa dentro de portas é impossível ter certeza do que afirmamos. Eu neste momento tenho apenas uma certeza, o Vítor não tem condições para continuar e só um resultado avassalador em Donetsk poderá criar uma pequena luz no fundo do túnel, mas isto já sou eu a sonhar...